segunda-feira, 18 de abril de 2011

um céu cheio de estrelas

...tem poder sobre mim é capaz de trazer sorte amor e paz .. e por isso eu nao vou esquecer e ao seu lado eu vou querer viver e elas vem do céu.... 
















segunda-feira, 4 de abril de 2011

Comunicação e Educação

Atualmente comunicação e educação estão juntas, uma completando a outra. A educação começou a evoluir, os professores já utilizam os meios de comunicação- TV, rádio, jornais, revistas, Internet – como complemento fundamental a ser acrescido no programa escolar, esses recursos podem  fazer com que os alunos estejam mais informados e melhor preparados para o mundo.Tudo isso esta mais fácil hoje pois a tecnologia esta mais acessível, quase todas as escolas possuem laboratório de informática,.E a linguagem dos meios começa a ser acessível, mesmo às crianças pequenas,hoje temos a nosso favor o mundo da tecnologia.O aluno em seu cotidiano tem contato com muitas informações e cabe ao professor filtrar essas informações  e utilizá-la no ambiente escolar.O planejamento escolar é flexível e pode e deve ser mudado quando houver necessidades,pode ser acrescentado ou excluído determinados conteúdos que se fizerem necessários. 

Bem diferente do que acontecia antigamente quando professor só tinha o quadro negro e os livros didáticos como ferramenta de trabalho, o tão falado "quadro e giz". E tinha por obrigação vencer o livro didático. Com conteúdos pré-determinados pelo regime político vigente, estávamos em plena ditadura. Será que se aprendia ou fingia-se que havia aprendido.  

Mas para a escola deve estar claro qual o seu papel, qual a sua função. Pois a escola tem como função formar cidadão com saberes indispensáveis para a sua inserção na sociedade. É preciso que a escola trabalhe com a realidade, com as tecnologias e etc. Que forme cidadãos que contribua ativamente da vida econômica e social do país. A escola deve levar o aluno a compreender  a realidade de que faz parte,situar-se nela,interpretá-la e contribuir para essa transformação.

História do bairro Ponche Verde


O bairro Ponche Verde é um dos maiores bairros de Cachoeira do Sul, localiza-se na zona leste da cidade, por estar perto do centro e do Hotel União é bastante valorizado.

Antigamente havia poucas casas, quase todo o bairro era campo, não tinha escola e estudar era muito difícil, apenas começavam os primeiros anos escolares e logo paravam para ajudar no sustento da casa. Hoje o bairro evoluiu muito.

O que disseram as moradoras:

“Antes não tínhamos luz nem água, usávamos lampiões e busca água na “bica”, estudei até a quinta série e tive que parar para ajudar minha família. Foi assim com todos os meus irmãos. Já os meus filhos tiveram mais chances já tinha escola no bairro, também água e luz elétrica.” (Zeloni  Ayres Rodrigues-68 anos moradora no bairro desde os seus 4 anos)

“Antigamente tudo era mais difícil, precisava ir longe para comprar alguma coisa, não tinha televisão  apenas algumas pessoas tinham rádio, quando uma vizinha comprou uma televisão todos iam na casa dela para ver a televisão.”  (Maria Ceni Rodrigues -71 anos moradora no bairro desde seus 10 anos)


As moradoras concordam que hoje o bairro está muito bom,muitas casas,  todas as ruas praticamente tem asfalto ou calçamento. 

Encontramos tudo aqui, tem vendas,  mini mercados, padaria, escola, escolinha para as crianças,agora os pais podem trabalhar que tem onde deixar seus filhos,antes os irmãos maiores cuidavam dos menores,diz a moradora Maria Ceni.