segunda-feira, 4 de abril de 2011

Comunicação e Educação

Atualmente comunicação e educação estão juntas, uma completando a outra. A educação começou a evoluir, os professores já utilizam os meios de comunicação- TV, rádio, jornais, revistas, Internet – como complemento fundamental a ser acrescido no programa escolar, esses recursos podem  fazer com que os alunos estejam mais informados e melhor preparados para o mundo.Tudo isso esta mais fácil hoje pois a tecnologia esta mais acessível, quase todas as escolas possuem laboratório de informática,.E a linguagem dos meios começa a ser acessível, mesmo às crianças pequenas,hoje temos a nosso favor o mundo da tecnologia.O aluno em seu cotidiano tem contato com muitas informações e cabe ao professor filtrar essas informações  e utilizá-la no ambiente escolar.O planejamento escolar é flexível e pode e deve ser mudado quando houver necessidades,pode ser acrescentado ou excluído determinados conteúdos que se fizerem necessários. 

Bem diferente do que acontecia antigamente quando professor só tinha o quadro negro e os livros didáticos como ferramenta de trabalho, o tão falado "quadro e giz". E tinha por obrigação vencer o livro didático. Com conteúdos pré-determinados pelo regime político vigente, estávamos em plena ditadura. Será que se aprendia ou fingia-se que havia aprendido.  

Mas para a escola deve estar claro qual o seu papel, qual a sua função. Pois a escola tem como função formar cidadão com saberes indispensáveis para a sua inserção na sociedade. É preciso que a escola trabalhe com a realidade, com as tecnologias e etc. Que forme cidadãos que contribua ativamente da vida econômica e social do país. A escola deve levar o aluno a compreender  a realidade de que faz parte,situar-se nela,interpretá-la e contribuir para essa transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário